top of page

Este espaço vai ser o local para artigos com interesse no âmbito da saúde e do desporto. Alguma duvida ou interesse em algum artigo contacte por email e tentarei responder à sua questão.

Massagem Relaxante

A massagem consiste no uso de técnicas manuais que objectivam promover o alívio do stress, induzir o relaxamento, mobilizar estruturas, aliviar a dor, reduzir edemas, entre outros.
A massagem relaxante está indicada para reduzir os níveis de stress presentes nos casos de hipertensão, o relaxamento provoca uma redução da actividade simpática e deste modo contribui para uma menor intensidade da vasoconstrição das paredes arteriais, reduzindo a resistência ao fluxo sanguíneo, causando diminuição da pressão arterial;
Benefícios da massagem:
- Bem- estar imediato;
- Melhoria do sistema circulatório geral;
- Fortalecimento do Sistema imunológico;
- Diminuição da Tensão;
- Redução da Ansiedade;
- Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
- Alívio da dor;
- Tonificação Muscular;
Podemos assim concluir que a massagem relaxante é uma massagem que restabelece o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

01

02

Massagem Terapêutica e Desportiva



Cada vez mais, todos os atletas, reconhecem vários benefícios da massagem terapêutica e desportiva (MTD).
É uma massagem essencialmente dirigida a desportistas que fazem esforços físicos regulares de grande intensidade e exigência muscular.
Pode ser aplicada antes da actividade física, preparando o atleta para a mesma, e após esta, restabelecendo o equilíbrio dos músculos e reduzindo a tensão muscular, e eliminação da acumulação de ácidos lácticos produzidos durante os esforços.
As várias técnicas manipulativas e específicas utilizadas, para cada grupo muscular e sobretudo aplicadas aos mais variados tipos de modalidades desportivas, não só tratam, como ajudam a prevenir lesões. O restabelecimento dos sistemas linfático, vai ajudar no tempo de recuperação muscular e energético do atleta, o que por sua vez, melhora sua performance e seu rendimento.
A massagem terapêutica e desportiva realiza tratamentos de:
- Reabilitação;
- Contrações musculares;
- Entorses;
- Distensões;
- Problemas articulares;
- Lombalgias de esforço;
- Estimula o sistema circulatório;
- Corrige defeitos Posturais;
- Roturas musculares e ligamentares;
- Cãibras;
- Ciáticas;

Assistente de Fisioterapia
 

O técnico e assistente de fisioterapia, aplica manipulações de massagem e técnicas de trabalho corporal da anatomia da fisiologia e da fisiopatologia. Está também preparado para aplicar tratamentos com recursos á mobilização articular, cinesioterapia, electroterapia (electroterapia, termoterapia, fototerapia).
Desta forma, está a salvo, a importância dos cuidados de higiene, da mecânica corporal, das práticas da atividade e da ética profissional, do desempenho em equipas multidisciplinares no contexto dos serviços de saúde e ao saber aplicar estes conhecimentos através de decisões eficientes.

03

Crioterapia e os seus benefícios

Crioterapia é a utilização do frio como fins terapêuticos. É das terapias mais indicadas nos casos de controlo de inflamação, edemas, dor, diminuição dos espasmos musculares e facilitação da contração muscular.
Pode ser realizada com bolsas de gelo, imersão em água gelada, sprays, gel de crioterapia, entre outras soluções existentes no mercado bem mais dispendiosas.
Terapia muito utilizada nos desportistas, em especial em alta competição. O tempo de realização do tratamento ronda os vinte minutos (20´) no entanto está relacionado com a área e o tamanho da lesão. Em zonas de grande densidade muscular pode ser utilizado até quarenta minutos (40’) não contínuos.
A crioterapia consiste na diminuição da condução elétrica nervosa, o que vai provocar analgesia e consequentemente a diminuição da dor.
No que respeita aos edemas, impede que o aumento de volume se instale após uma lesão imediata, face ao efeito da vasoconstrição.
É também útil na redução do efeito da hipoxia secundária, ou seja, quando temos uma lesão por impacto (pancada), existem no local células que são destruídas, e o corpo ao querer reparar a lesão, acaba por destruir células que estão nas imediações.
Também pode ser utilizada com estimulação de sistema nervoso, face a algum membro ou zona afectada.
É um universo os efeitos que a crioterapia, pode exercer no nosso organismo.

04

bottom of page